Já escutou falar em SPY?
A ocorrência de necrose de pele ou do tecido residual após cirurgias mamárias extensas é um risco constantemente presente, e todos os pacientes, devem ir cientes dessa eventual complicação.
Porém a tecnologia pode auxiliar o cirurgião a REDUZIR esse risco.
Por mais que seu uso na medicina ocorra há muitos anos, nem todos conhecem o SPY . Utilizado para avaliar o retalho, ou pele residual, após a Mastectomia, Adenectomia (retirada do tecido mamário preservando ou não o complexo aréolo papilar) ou mesmo em outras situações cirúrgicas em que seja necessária a avaliação de perfusão, ou seja, se existe irrigação sanguínea em um determinado tecido.
Durante o intraoperatório é injetado o verde indocianina e verificado por meio de modernos aparelhos a presença da perfusão do tecido mamário residual, auxiliando o cirurgião responsável pela cirurgia reconstrutiva mamária a determinar a melhor técnica a ser empregada naquele caso.
A foto em questão mostra uma boa perfusão após a realização de uma Adenomastectomia realizada hoje no ICESP em conjunto com a cirurgia plástica.
Vale lembrar que é um recurso ainda não disponível em muitos serviços de saúde, e que antes de tudo devemos conversar com o cirurgião sobre os potenciais riscos das cirurgias.
Dr. Diego Wallace Nascimento - Mastologista
CRM: 182.621
RQE: 99084
https://www.instagram.com/papocommasto/
www.drdiegomastologista.com.br
Fontes :
Sood M, Glat P. Potential of the SPY intraoperative perfusion assessment system to reduce ischemic complications in immediate postmastectomy breast reconstruction. Ann Surg Innov Res. 2013;7(1):9. Published 2013 Jul 23. doi:10.1186/1750-1164-7-9
Nguyen, CL, Liu, YHA, Lata, T. et al. Utilidade da angiografia com indocianina verde no atraso da reconstrução mamária pós-mastectomia. Eur J Plast Surg 45 , 755–761 (2022). https://doi.org/10.1007/s00238-022-01944-3